Sobre / Procedimentos para submissão

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) é um órgão de assessoria institucional autônomo, multidisciplinar e deliberativo, responsável pela normatização, do ponto de vista ético, do uso de animais em ensino e experimentação, credenciada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). Atualmente a secretaria da CEUA está situada no térreo do Instituto de Medicina Tropical.

 

A submissão das propostas de ensino e pesquisa realizadas na UFRN devem ser feitas por e-mail: ceua@reitoria.ufrn.br


Algumas orientações (DETALHES EM FAQ´S)


1) O pesquisador deve encaminhar à CEUA, por e-mail os seguintes documentos:

  • Folha de rosto;
  • Formulário de Ensino ou Pesquisa.
  • Plano de ensino/Ementa (no caso de Ensino) ou Projeto (no caso de Pesquisa).


2) A proposta deve passar pela análise do RESPONSÁVEL TÉCNICO (médico veterinário com vínculo efetivo com a UFRN e com ART - Anotação de Responsabilidade Técnia em dia) antes de ser submetida à CEUA.

 

3) Quanto às assinaturas na FOLHA DE ROSTO: enviar o e-mail COM CÓPIA para o médico veterinário responsável técnico e para o chefe do setor a que pesquisa está vinculada e que estes respondam à CEUA dando ciência da pesquisa; OU, se preferir, obter as assinaturas manualmente, digitalizar a folha de rosto e enviá-la por e-mail.


4) As propostas podem ser submetidas ATÉ 10 dias antes da data de realização da reunião, podendo ou não ser avaliada, a depender do número de propostas em pauta.


5) As propostas submetidas para apreciação da CEUA-UFRN que receberam parecer com PENDÊNCIAS poderão ser ressubmetidas no máximo 02 vezes. Caso não atenda as adequações solicitadas até a 2ª ressubmissão, será retirado de pauta como NÃO APROVADO, sendo necessário um novo número de protocolo.